terça-feira, 26 de outubro de 2010

Parque Municipal

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, com 180.000 m², de área cercada e com guaritas em todas as entradas, é o principal parque deBelo Horizonte. Ele fica no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena.

Em março de 1894, a comissão construtora que se instalou em Belo Horizonte, sob a coordenação do engenheiro Aarão Reis, incluiu, dentro das medidas tomadas, a decisão de transformar a chácara de Guilherme Ricardo Vaz de Mello em área de lazer para a população, dando origem ao Parque Municipal. O projeto inicial foi elaborado pelo arquiteto-jardineiro Paul Villon,[1] natural da França e aluno do naturalista também francêsGlaziou, responsável pelo Jardim-Parque da Aclamação, no Rio de Janeiro.

Fundado em 26 de setembro de 1897, na época da construção da nova capital (Belo Horizonte). Reestruturado em 1992, através da Administração Regional Centro-Sul, em convênio firmado com a Companhia Vale do Rio Doce, sendo que algumas obras ainda ficaram por ser concluidas (complementação do orquidário, etc)

O parque foi inaugurado junto com a cidade. Porém, com o tempo, o parque perdeu mais que a metade de seu tamanho original.

Dentro desse parque há o Teatro Francisco Nunes, palco de grandes peças.(Wikipédia)


Hoje eu no parque, ter um minuto de nostalgia relembrar do meus tempos de criança ,reparei que parque e um oásis de calmaria dentro da cidade , pois você entra com o barulho da avenidas que o contorna mais depois de um certo tempo você se pega ouvindo os pássaros e as crianças que os pais levam nos brinquedos quela tem , sensação de paz e tranquilidade que se recebe e ótima para aquele que trabalham ou moram perto ou ate aquele que não devem ir no parque, vá namorar brincar com seus filhos ou amigos , vá ver os jardins , o coreto vá ver este pedaço da historia de Belo Horizonte

Nenhum comentário: